A alma do negócio

08/08/2013 at 16:11 Deixe um comentário

A publicidade é uma coisa genial. Desperta na gente vontades irresistíveis e até nos faz acreditar que podemos alcançar o subjetivo através do material. Uma campanha publicitária bem feita pode iludir até mesmo os que se acreditam mais realistas. Quer uma prova? Quantas vezes você não quis adquirir algum produto pelas promessas que o comercial fazia? De uma vida mais saudável, de um prazer inigualável, de aceitação? E quantas vezes alcançou estas promessas através dos tais produtos? Quantas vezes se decepcionou ao constatar que a imagem anunciada pouco ou nada tinha a ver com aquilo que você tinha em mãos?
Propaganda é uma coisa tão eficaz que, mesmo quando a realidade é absurdamente discrepante da imagem anunciada, as pessoas continuam a insistir no erro… Porque o ser humano é movido a sonhos e desejos, e tal impulso pode facilmente ser manipulado; tratando-se de lucros, não há hesitação em fazê-lo de forma negativa.
Este é um post reflexivo. Como comunicóloga, sou uma admiradora da publicidade; ela é, entre outras coisas, expressão de criatividade e inteligência, mas não se pode ignorar que é uma ferramenta amplamente utilizada para ludibriar.
Para citar um exemplo, há alguns dias assisti a um comercial americano da Coca-Cola, em que a empresa se declara sensibilizada com a “epidemia” de obesidade que assola os EUA (como se obesidade fosse uma espécie de virose altamente transmissível), e disposta a ajudar a combatê-la através de medidas práticas, disponibilizando mais produtos light no mercado e ressaltando as calorias de suas bebidas nas máquinas de venda. Agora imagine quantas pessoas se sentirão amparadas e compreendidas por tão nobre gesto. Para ficar perfeito, só faltou a coca distribuir, como brinde, um nariz de palhaço a cada compra.
Encontrei as imagens a seguir na internet, e as achei fantásticas. O autor certamente queria fazer rir, mas se pararmos para refletir, não tem graça. Basta lembrar que, para os mal-intencionados, os bobos somos nós. E você, se considera imune à publicidade? PENSE. “E se os slogans dissessem a verdade?”

image

image

image

image

image

image

image

image

Anúncios

Entry filed under: A Vida Como Ela É... Ou Poderia Ser., Mitos do Viver Saudável. Tags: , , , .

Prevenção: Estão fazendo isso errado.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Twitter


%d blogueiros gostam disto: